Ciência para Crianças Pequenas

Ciência para Crianças Pequenas

As crianças nascem com uma curiosidade natural para o mundo que as rodeia, já sabemos. Vivem cheios de vontade de explorar, investigar, experimentar e analisar. 
Canalizar essa curiosidade natural para a aprendizagem das ciências desde cedo traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil e está ligado a um maior interesse por ciência na adolescência. 
Embora possa parecer uma tarefa difícil e complexa “brincar à ciência” à mais fácil do que parece, basta seguir algumas dicas fáceis. 

É importante ajustarmos as nossas expectativas e aprendermos a gerir e lidar com o imprevisto. Por vezes as coisas não vão correr como planeamos e está tudo bem; isso não quer dizer que a atividade não seja proveitosa ou que as crianças não aprendam. 
Por outro lado, as crianças pequenas não são capazes de manter a concentração durante longos períodos de tempo, por isso não seja demasiado rígida e deixe-as explorar livremente, no seu ritmo, explorando diferentes opções e cenários.
Quando falamos de ciência com crianças temos tendência para simplificar o discurso ao máximo, para facilitar a compreensão. No entanto pesquisas sugerem uma ligação entre o vocabulário adequado e a capacidade de compreensão de nova informação. Ainda que as crianças não consigam repetir os termos, ou sequer compreende-los, escuta-los tem impactos positivos no seu desenvolvimento.
As crianças adoram ouvir e inventar estórias e cenário; trazes estórias e faz de conta para a explorações científica enriquece a experiência e facilita a compreensão de conceitos mais complexos. 
Por ultimo recorde-se, para uma criança pequena não fará muita diferença a se a experiência resultar, ou se correr mal, na verdade estão mais interessadas na exploração, na brincadeira, por isso foque-se no processo em vez do resultado. 

Acima de tudo divirtam-se e criem boas memórias em família!

   

Voltar para o blogue