oje, 10 de Novembro, celebra-se o Dia Internacional da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. Este dia foi proclamado pela ONU, em 2021, para destacar o importante papel que a Ciência tem na Sociedade e também para a necessidade de envolver o publico em geral nos debates sobre questões científicas emergentes.
Mas o que e que Ciência tem a ver com Paz?
Tem muito.
A ciência produz conhecimento, que resulta em tecnologia.
Essa tecnologia por sua vez é utilizada para melhorar a nossa vida e facilitar o nosso dia-a-dia.
Um mundo com menos doenças, melhores condições de higiene, melhor acesso a energia limpa, água, alimento é um mundo mais equilibrado, mais desenvolvido e com mais PAZ
Os objetivos deste dia, segunda ONU, são:
- Fortalecer a consciência pública do papel da ciência para sociedades pacíficas e sustentáveis;
- Promover a solidariedade nacional e internacional pela ciência compartilhada entre os países;
- Renovar o compromisso nacional e internacional para o uso da ciência em benefício das sociedades;
- Chamar a atenção para os desafios enfrentados pela ciência na obtenção de apoio para o esforço científico.
Por outro lado, os contributos da Ciência são indispensáveis para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da ONU.
Por essa razão o tema escolhido este ano de 2022 para o Dia Internacional da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é Ciência Fundamental para o Desenvolvimento Sustentável, incluido na celebração da Ano Internacional da Ciência Fundamental para o Desenvolvimento Sustentável, que começou em junho de 2022.
“Hoje, no Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento, vamos aproveitar o potencial da ciência aberta – não apenas para limitar o impacto das alterações climáticas, mas também para moldar um mundo mais justo e pacífico. Porque temos sucesso ou falhamos juntos, não podemos dar-nos ao luxo de falhar.”
Audrey Azoulay Directora Geral da UNESCO
Sabe mais sobre o Dia Internacional da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento no site da UNESCO aqui e sobre o Ano Internacional da Ciência Fundamental para o Desenvolvimento Sustentável aqui.