Todos nós, pais e educadores, sabemos quão difícil pode ser convencer as crianças a saírem de casa e irem explorar a Natureza.
Está frio, está calor, há bichos, há plantas, preferem estar no youtube… Enfim! O rol de motivos para não sair de casa é imenso, mas as vantagens do contacto com a Natureza são mais e por isso esta é uma batalha que vale a pena travar.
Sobre isto trago boas e más noticias.
A boa: sim é possível!
A má: não há soluções magicas nem dicas infalíveis!
Levar as crianças para a Natureza é um processo que leva tempo, requer dedicação e alguma paciência, mas no final prometo-te uma coisa: vale a pena!
1- Começa com pequenos passos
Levar as crianças para o lado de fora requer paciencia e dedicação. Começa por atividades simples, como pequenos passeios no bairro, e vai aumentando progressivamente o tempo que passam lá fora.
2- Faz o que eles mais gostam
É normal querermos partilhar as nossas paixões com os nossos filhos, mas com as crianças, e principalmente com os adolescentes, ir de encontro aos interesses deles vai tornar a atividade mais interessante e cativante.
3- Diz-lhes que é OK sujarem-se
O medo de se sujarem, molharem ou estragarem a roupa impede as crianças de se aventurarem na natureza. Diz-lhe que é ok sujarem-se e até molharem-se. Uma muda de roupa resolve tudo!
4- Vai com eles lá para fora
As crianças querem a nossa atenção, querem passar tempo connosco. Ir com os pais ou pessoas de quem gostam para a natureza é mais motivador do que irem sozinhos.
5- Cria um espaço de brincadeira no jardim ou terraço
Ter um espaço dedicado, onde possam brincar e investigar de forma livre e autónoma, dá confiança e autonomia às crianças e aumenta o seu interesse pelo mundo natural.
6- Plantem um jardim ou horta em família
Uma horta ou um jardim requere dedicação e atenção frequentes, mas ao mesmo tempo permite observar os processos naturais ocorrerem em tempo real. É, por isso, a atividade ideal para motivar a família a passar mais tempo lá fora e a conectar-se com a natureza.
7- Estabelece limites (realistas) para o tempo de ecrã
Os ecrãs não tem que ser os vilões. Estabelece limites (realistas) para o tempo que as crianças e jovens passaram a ver videos ou jogar e dedica tempo às brincadeiras lá fora.
8- Usa a tecnologia a teu favor
A tecnologia pode ser uma ótima aliada na exploração da natureza. Existem excelentes aplicações para exploradores da natureza, de identificação de fauna, de flora, até de rochas e de exploração dos céus.
9- Façam caças ao tesouro naturais
Jogos, desafios, competições, são tudo formas de tornar os passeios na natureza mais divertidos e cativantes. As caças ao tesouro são tão populares na natureza por alguma razão. São divertidas e educativas!
10- Vão a pé ao parque infantil
Deixar o carro em casa e ir a pé, de bicicleta ou de trotinete ao parque infantil é um pequeno gesto que pode ser um grande primeiro passo para se habituarem a estar mais lá fora. Aproveitem para explorar a natureza que encontram pelo caminho.
Experimentem estas 10 dicas e digam-me quais funcionaram para a vossa família.