A lupa é uma das ferramentas mais importantes das exploradoras e exploradores de natureza, acompanha-os em todas as suas aventuras lá fora.
Uma lupa serve para observar, mas o seu propósito vai muito mais lém da simples observação.
A lupa ajuda a criança a reparar em pormenores que nunca tinham visto antes, a observar mais atentamente e com isto ganhar uma nova perspectiva do mundo. Ao usar lupas as crianças aprender a observar de forma intencional, a refletir sobre as observações e fazer conexões entre o que observam e o seu conhecimento do mundo.
As crianças gostam de ser responsáveis pelo seu processo de aprendizagem e usar lupas promove este empoderamento, incentivando a criança a investigar mais profundamente e desenvolver novas questões.
Com que idade as crianças devem começar a usar lupa?
Podemos começar a dar lupas às crianças assim que elas forem capazes de segurar uma, entre 1 e 2 anos de idade. Assim terão oportunidade para se habituarem ao objeto, para começarem a explorar o mundo e a vê-lo por uma lente diferente (literal e metaforicamente) mas é a partir 4, 5 anos que as crianças vão beneficiar mais da utilização de instrumentos como a lupa.
Nestas idades a motricidade fina está melhor desenvolvida, as crianças começam a desenvolver competências de pensamento crítico e, munidos das ferramentas certas, vão começar a levar as suas observações mais além e fazer investigações mais completas.
Que tipo de lupa usar?
Existem muitos tipos de lupas diferentes, consoante o seu propósito, por exemplo, nós os geólogos, costumamos usar pequenas lupas de bolso, mas algumas das mais comuns para crianças são:
- Lupa de mão com pega, de madeira ou plástico
- Lupa de mão sem pega, de madeira ou plástico
- Lupas de pega dupla (ideias para crianças mais pequenas)
- Caixas de observação com lupa
Como usar a lupa nas explorações?
Podem começar por disponibilizar a ferramenta nas explorações e investigações dentro da sala, dando oportunidade às crianças de se familiarizarem com as lupas, com a sua peça e forma de observar. Tenham sempre lupas à disposição das crianças, para que elas possa começar a usa-las de forma autónoma.
Depois comecem também a levar as lupas para as explorações lá fora, onde há um mundo inteiro para descobrir, incentivando-as a olhar com o novo olhar os espaços que já conhece e está habituada a explorar.
No início as crianças usarão a lupa mais como um brinquedo, mas como tempo vão começar a desenvolver um olhar mais atento e descobrir um novo mundo mesmo debaixo dos seus olhos.
Que atividades desenvolver com a lupa?
-
Observar as partes de uma flor
-
Observar os veios de uma folha
-
Procurar insetos e invertebrados no solo
-
Investigar os minerais de uma rocha
Fontes & Referências:
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00219266.2020.1776753