O mito
“Não andes ao frio que te constipas!” É quase certo que o leitor , tal como eu, tenha crescido a ouvir esta frase dos seus pais.
De facto, a crença de que andar ao frio constipa ou pode causar gripes é extremamente comum. Tão comum que muitos pais evitam andar com os filhos ao ar livre nos primeiros meses de vida com medo deste tipo de doenças.
O que diz a ciência
Apesar de estar extremamente disseminada esta crença é completamente falsa. O frio não causa gripes ou constipações.
Tanto as gripes como as constipações são causadas por virus. Estes propagam-se entre humanos através do contacto com secreções respiratórias, nomeadamente através de espirros ou tosse.
Não há no vento nem na atmosfera qualquer agente transmissor de virus da gripe ou das constipações.
Origem do mito
A origem deste mito está, provavelmente, ligada ao facto de que é no tempo frio que as gripes e constipações são mais comuns.
A razão para isto não é ainda totalmente conhecida, mas parece ser uma combinação de vários aspectos.
Por um lado, os virus causadores das gripes e das constipações sobrevivem melhor em ambientes frios razão pela qual são mais comuns nos meses do inverno.
Por outro lado, no inverno os edifícios estão normalmente mais fechados, menos ventilados e as pessoas, precisamente por medo do frio, passam menos tempo no exterior e mais tempo em ambientes fechados, propiciando a transmissão do virus.
Para se proteger das gripes e constipações não necessita de evitar o ar livre, antes pelo contrário. Evite locais fechados, pouco ventilados e com muita concentração de pessoas como os shoppings e centros comerciais. Prefira o ar livre ou locais mais arejados.
Um passeio em familia na natureza é uma excelente forma de fugir às gripes. E se tiver frio, vista um casaco quentinho!
Fontes:
https://www.saudecuf.pt/mais-saude/artigo/gripe-e-constipacao-descubra-as-diferencashttp://sitn.hms.harvard.edu/flash/2014/the-reason-for-the-season-why-flu-strikes-in-winter/